A verdade absoluta da Aquarela
- Abigail Valentini
- 15 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan.
Lembrei disto esta semana, depois de ficar mais de 15 dias sem fazer uma aquarelinha sequer! Quando resolvi pegar no pincel parecia que minha mão e meu cérebro estavam inseguros do que fazer!
Todo mundo sabe que a repetição é a chave para a o aprendizado e para aquarela essa é uma verdade ainda maior, é absoluta! Quanto mais fazemos uma coisa, maior será o nível de excelência que alcançamos, porque na repetição nosso corpo tende a realizar uma tarefa com mais precisão e como uma resposta natural, sem ter que pensar muito! Isso funciona para todas as coisas, desde de começar a andar, quando somos bebês, até as coisas mais difíceis da vida adulta, como por exemplo, perdoar.
"As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo. - Benjamim Franklin
Agora deixe-me contar o segredo sobre a prática da aquarela: pintar no mínimo uma vez por semana para não perder o condicionamento, e pintar todo dia se quiser pintar bonito e cada vez melhor!
Aquarela é uma técnica que exige a capacidade de trabalhar com situações inesperadas, e para ter bons resultados precisamos de espontaneidade e domínio! Quanto mais pintamos, mais naturalidade teremos para lidar com os improvisos da aguada (e na vida)!

Como eu fiz esta aquarela:
Pintei uma cena simples: as ameixas num prato. Escolhi formas que não apresentam grande complexidade e usei poucas cores para pintar, assim não tive que me preocupar com muitos detalhes no processo. É como precisamos fazer na vida, escolher as coisas mais simples, porque pouco é necessário, e os pequenos começos feitos com dedicação causam grande alegria depois da obra terminada. Zc 4.10
Comentários