A natureza como professora
- Abigail Valentini
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Foi com esta frase que Rick Rubin, autor do livro O Ato Criativo, intitulou um dos capítulos do seu livro, no qual ele fala sobre o privilégio absoluto de poder apreciar a maior de todas as obras de arte: a natureza!
Nunca faltam fascínio e inspiração ao ar livre. - Rick Rubin
Eu costumo dedicar alguns minutos do meu tempo para contemplar um pôr do sol brilhante, algumas nuvens fofinhas, e a harmonia de cores das aves que cruzam meu caminho! Amo fazer isso! Tenho certeza que se todos aproveitassem mais esses espaços de tempo dentro da rotina, descobririam um estado de espírito mais leve e todos nós ficaríamos mais próximo da felicidade!
Há uma sabedoria, um mistério, um poder na natureza, que toca o nossa parte mais interna, nosso "senso de si" e nos ensina sobre muitas coisas.

Um dia me deparei com essa ave de cores maravilhosas, e fiquei tão cativada por ela que não puder resistir de registrar sua beleza no meu caderno de aquarela. O nome popular: Maria-faceira, me deixou curiosa. Ao pesquisar a espécie, descobri que ela é simplesmente uma garça, que de simples não tem nada!
Como assim uma garça? Achei que garças fossem todas brancas!! Grande engano o meu! Com isso descobri que existem ainda outras garças de cores fascinantes! Estamos sempre aprendendo coisas surpreendentes na natureza! Acredito que o Criador gosta de esbanjar criatividade, e nos ensinar como sermos criativos também! Afinal de contas, para que vestir todas as garças da mesma cor, se Ele pode usar sua paleta insondável, criando uma ave toda faceira de cores e de andar elegante?
Quando você escolhe cores com base na escala Pantone, você se limita a um determinado número de opções. Se vai para a natureza, a paleta é infinita. - Rick Rubin
E sabendo disso, nesta aquarela, não coloquei limite de cores. Diria até que fiquei faceira com elas, incluindo uma quantidade maior de tintas para pintar! Usei nápolis, ocre, amarelo cad., azul cerúleo, quinacridone e dioxine violeta, sépia, siena queimado, vermelho cad., alizarim, payne gray e os verdes sap e viridian! Espero que não tenha esquecido de anotar nenhuma!
Que a gente repare mais a natureza, para aprender e cultivar a criatividade!
Comments