Altas habilidades na vida real.
- Abigail Valentini

- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.
"Agora vou ter que ser SUPER criativa... TODA vez?! E se eu não tiver nenhuma ideia?! O QUE VOU FAZER?!" Foi assim que uma aluna de 13 anos, encarou pela primeira vez a pressão de ser uma pessoa com altas habilidades criativas diante de um convite para fazer algo do tipo "já-que-você-é-sempre-criativa". Também já passei por isso incontáveis vezes, sentimos aquela angústia interna de ter que atender à expectativa exigente das pessoas por ideias sempre geniais.

A realidade sobre altas habilidades.
Você já deve ter ouvido sobre isso, mas eu vou te contar o lado real de ter altas habilidades. Esta é uma característica de pessoas que apresentam um potencial elevado em alguma área do conhecimento: comunicação, lógica, corporal, liderança ou no nosso caso aqui, artístico!
Segundo os pesquisadores, a pessoa não tem que apresentar necessariamente respostas muito superiores, embora aconteça com frequência. Basta ser acima da média comparada às outras pessoas da sua idade. E em uma das áreas citadas no parágrafo anterior, ela se destaca em: habilidade, execução, realização e pensamento original.
Existe uma lista mais detalhada e complexa de fatores que definem a alta habilidade em uma pessoa, e não significa que a pessoa seja um super humano, um gênio infalível, ou que possui respostas para todos os desafios e sempre sabe o que fazer! Nada disso! Muitas vezes na verdade, esta pessoa é tão diferente que não se encaixa no padrão da maioria, algumas delas são vistas como problema nas salas de aula, trabalho, igreja e na família, o que as fazem sentir fora de sintonia, esquisitas, ineptas e chateadas.
Conhece alguém assim de perto? Talvez você mesmo seja alguém com altas habilidades! E talvez a gente possa se ajudar mutuamente aqui! Fiquei feliz de me identificar com minha aluna, e já ter passado por isso de forma que pudesse ajudar com algumas respostas para essas perguntas. Então vamos voltar às perguntas dela!
Respostas para minha aluna.
As angústias e perguntas que ela fez são super comuns para pessoas AH -Altas Habilidades, porque os relacionamentos interpessoais e as expectativas do grupo social já são pontos muito vulneráveis para todo mundo... Imagina para quem costuma ter desempenho fora do centro comum!
Então quais poderiam ser as respostas para ela?
Não, você não tem que ser sempre criativa! Provavelmente não terá sempre as melhores ideias. Muitas ideias serão ruins e muitas vezes não terá ideia nenhuma! Algumas ideias serão boas mas ninguém vai entender. Outras serão boas e vão ajudar muita gente!
Então você pode aceitar o convite para ajudar com sua criatividade, afinal de contas, você costuma ser criativa sem fazer força. Mas não TEM QUE fazer nada mirabolante! Você só esta indo para ajudar no que puder, não para salvar o mundo!
Por fim penso que essas ideias valem para todos nós, em todos os níveis de habilidade: que a gente não tente parecer genial, apenas sejamos gentis!







Comentários